IECAM

O Instituto de Estudos da Cultura Amazônica, fundado em é uma Organização de utilidade pública, voltada para a valorização da cultura e dos saberes tradicionais. As ações realizadas são voltadas para o diálogo entre o conhecimento popular e científico, buscando ressaltar a importância das comunidades tradicionais na preservação dos ecossistemas brasileiros.
Realizou o Seminário de Plantas Medicinais e Meio Ambiente na Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Rio de Janeiro (Eco 92/ Rio 92).
Nos anos de 1994 e 1995 desenvolveu um estudo etnobotânico comparativo entre espécies medicinais utilizadas na Amazônia e na Índia, projeto patrocinado pelo PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU).
Em 1996 realizou o I Encontro de Raizeiros Erveiros e Agentes de Saúde de Pauini – Amazonas, com o objetivo de revitalizar o conhecimento popular e de promover a troca de informações entre os diversos trabalhadores de saúde, que vivem isoladamente nesta área da floresta amazônica.
Sediado no Rio de Janeiro – RJ o IECAM possui equipes em Rio Branco/AC, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS.
Desde 1994 realiza cursos, palestras, oficinas e seminários sobre Etnobotânica, Plantas Medicinais e Fitoterapia, a convite de prefeituras, associações, cooperativas, escolas e universidades.
Através de convênio com os departamentos de biologia e química com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-Canoas) realizou cursos de extensão e projetos de pesquisa com espécies de uso medicinal nos anos de 2003 a 2005. O IECAM também trabalhou na organização e realização dos primeiros seminários Plantas Vivas da Assembléia Legislativa do RS (ALERGS) e participa desde 1997 dos Fóruns Pela Viva realizados pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALERGS.
Nos anos de 2005 e 2006 desenvolveu o projeto “Intervenção indígena e acompanhamento antropológico para prevenção e redução dos danos do uso abusivo de bebidas alcoólicas entre os índios mbyá-guarani no RS.” Em convênio com a UNESCO e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Em 2008 deu início ao projeto Linha do Tucum – artesanato amazônico patrocinado pela Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, que resgata o uso da linha do Tucum na confecção do artesanato, além de promover o resgate do conhecimento tradicional da comunidade Vila Ecológica Céu do Juruá, localizado no município de Ipixuna, sudoeste do Estado do Amazonas.

Leave a comment